Região Demarcada da Bairrada
A região da Bairrada foi a primeira em Portugal a produzir os vinhos espumantes com fermentação em garrafa, beneficiando do clima fresco e húmido, com uvas de elevada acidez e baixa graduação.
A casta Baga é, sem dúvida, a rainha e que produz vinhos tintos de guarda e espumantes de grande qualidade. Castelão, Tinta-Roriz e Touriga-Nacional são outras castas nacionais de referência, apesar de cada vez mais serem utilizadas as castas estrangeiras Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Syrah.
Relativamente às uvas brancas, distinguem-se as castas Bical, Arinto, Maria Gomes (Fernão Pires) e, em menor quantidade, Cerceal/Cercealinho e ainda Chardonnay, esta especialmente utilizada para espumantes.
Saiba mais aqui.
Localizada na faixa litoral do centro norte de Portugal, a região da Bairrada é limitada a norte pelo rio Vouga, a sul, pelo rio Mondego, a nascente, pelo maciço das serras do Caramulo e Bussaco e, a poente, é banhada pelo oceano Atlântico.
A região é predominantemente plana, sendo influenciada pelas correntes do oceano Atlântico, em chuvas abundantes, temperaturas médias suaves e vento procedente do norte.
características Vinhos - Região da Bairrada
Os vinhos produzidos na Bairrada podem ser:
- Espumantes: tem ganho destaque, caracterizando-se pela sua frescura, elevada acidez, notas frutadas e florais quando jovem, adquirindo aromas tostados e complexos quando envelhecidos. Costumam apresentar uma cremosidade e mineralidade bem marcada. Os espumantes são produzidos pelo métodos clássico e dependendo da quantidade de açúcar residual, são classificados como: Brut; Seco ou Semi-seco, sendo na maioria Brut;
- Rosés: apresentam aromas frutados, frescos, moderada acidez e quando são elaborados com a variedade Baga apresentam tipícidade;
- Brancos: quando jovens são frutados e leves, por sua vez, quando evelhecidos apresentam notas resinosas e mostram-se mais encorpados e com estrutura mais complexa;
- Tintos: mais bem estruturados, ricos em taninos, encorpados com aromas intensos e complexos.